FESTIVA2018

A Festa da Escrita Criativa

COMISSÃO ORGANIZADORA

Julia Dantas
Julia Dantas

Mestre e Doutoranda em Escrita Criativa na PUCRS. Escritora, editora e jornalista, seu romance Ruína y leveza (Não Editora, 2015) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, prêmio AGEs de Livro do Ano e Prêmio Açorianos de Criação Literária. Tem contos publicados em antologias e revistas literárias. Tem experiência em traduções técnicas a partir do inglês e do espanhol e atuou durante três anos como preparadora de originais na Editora Dublinense. Mantém uma coluna no jornal Zero Hora.

María Elena Morán Atencio
María Elena Morán Atencio

Formada em Jornalismo na Universidad del Zulia (Venezuela) e e em Roteiro na EICTV (Cuba), é mestra e doutoranda em Escrita Criativa na PUCRS. Autora do livro de poemas "Misceláneas del desamparo", tem contos publicados em revistas e coletâneas.

Gabriel Bortulini
Gabriel Bortulini

Gabriel Eduardo Bortulini é mestre e doutorando em Escrita Criativa. É autor de romances, contos e poemas inacabados.

1/1

Julia Dantas, María Elena Morán e Gabriel Bortulini

 

Grupo de Leitura e Criação Literárias -

Núcleo de pesquisa CARTOGRAFIAS NARRATIVAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: REDES E ENREDOS DE SUBJETIVIDADE - PPGL/FALE - PUCRS

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Ricardo Kralik

PARTICIPANTES DA EDIÇÃO 2018

Jeferson Tenório
Jeferson Tenório

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, mas está radicado em Porto Alegre desde a infância. É mestre em Letras pela UFRGS e leciona em escolas. Premiado no concurso Paulo Leminski em 2009, com o conto Cavalos não choram e no concurso Palco Habitasul, com o conto A beleza e a tristeza, adaptado para o teatro em 2007 e 2008. É autor do romance O beijo na parede, vencedor do Prêmio AGES de 2013, e do recém-lançado Estela sem Deus.

Amilcar Bettega
Amilcar Bettega

Amilcar Bettega Barbosa é autor dos livros "O voo da trapezista" (1994), "Deixe o quarto como está" (2002), vencedor do Prêmio Açorianos e menção honrosa do Prémio Casa de Las Américas, "Os lados do círculo" (2004), vencedor do Prêmio Portugal Telecom e "Barreira" (2013). Atualmente é professor convidado na pós-graduação de Escrita Criativa da PUCRS.

Vitória Fonseca
Vitória Fonseca

Vitória Fonseca é formada em Comunicação Social e atualmente é estudante de Mestrado em Escrita Criativa.

Moema Vilela
Moema Vilela

Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras pela PUCRS. Autora de Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), finalista do Açorianos de Literatura, de Guernica (Udumbara, 2017) e Quis dizer (Udumbara, 2017). Publicou contos e poesias em antologias e revistas literárias brasileiras. Graduada em Jornalismo (UFMS), mestre em Linguística e Semiótica (UFMS) e em Escrita Criativa (PUCRS), ministra cursos e oficinas de escrita criativa e faz serviços de revisão literária e parecer crítico.

Diego Grando
Diego Grando

Diego Grando é Mestre em Teoria da Literatura - Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Como poeta, é autor de "Spoilers" (2018), "Sétima do singular" (2012) e "Desencantado carrossel" (2008). Desde 2013 integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre, e desde 2018 é professor no curso de Letras da PUCRS.

Daiana Schröpel
Daiana Schröpel

Daiana Schröpel é artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, pelo PPGAV, Instituto de Artes, UFRGS. Possui os graus de Mestra (2016) e Bacharela (2013) em Artes Visuais pela mesma instituição. Investiga relações entre artes visuais, ciência e ficção, seus veículos e desdobramentos, e a prática da instalação no contexto contemporâneo.

mariam pessah
mariam pessah

ARTivista feminista, graduanda em Escrita Criativa pela PUCRS coordenadora do Sarau das Minas, em Porto Alegre. Fotógrafa desativada, amante das letras e das bicicletas. proletária da pá-lavra.

Tiago Germano
Tiago Germano

Tiago é mestre e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS, além de ser graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cursar Letras pela FARGS. Atuou em jornais, revistas e guias culturais antes de publicar o livro de crônicas Demônios Domésticos, cujo texto de abertura venceu o Prêmio Sesc/ DF Rubem Braga.

Sara Albuquerque
Sara Albuquerque

Maceió, 1990. Fez direito, mas pôs na prateleira, advogando em causa própria a permissão de se libertar a favor da literatura. Tem três livros de literatura infantil (O segredo do rio mundaú; O embrulho misterioso de Nina; e Ei, você viu Luizinho?) e dois de poemas (sete centímetros de língua e giz morrendo); além de textos esparsos publicados em revistas e antologias.

Thais Meinerz
Thais Meinerz

Thais Meinerz nasceu em Porto Alegre em 2001 e atualmente estuda para fazer faculdade de música. Apesar de só ter começado a participar dos Slams e se dedicar a escrever em 2017, a poesia a rodeia desde criança de diversas formas.

Gabriel Fragoso
Gabriel Fragoso

Gabriel escreve, dança e produz imagens para se expressar, usando o próprio corpo — e suas experiências — como suporte poético e narrativo.

Davi Boaventura
Davi Boaventura

Jornalista pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS, publicou o livro Talvez Não Tenha Criança no Céu e termina agora seu segundo livro, carinhosamente apelidado de Mônica. Além de ter publicado contos em revistas e antologias, também já escreveu sobre o mundo literário em portais de notícias de Salvador.

1/1