A Festa da Escrita Criativa
FESTIVA2018
Festa da Escrita Criativa 2014.
A segunda edição do evento aconteceu entre os dias 27 e 31 de outubro. Organizada por Moema Vilela, Davi Boaventura e Reginaldo Pujol Filho, a Festiva 2014 discutiu a Escrita Criativa em terras internacionais, o texto para o cinema e o texto para o teatro, além de debater o tradicional formato do conto e as narrativas híbridas. Como convidada, Cíntia Moscovich.
Dia 01: escrita criativa no mundo
As oficinas, mestrados, saraus em diferentes línguas: escritores debatem o ensino de literatura em terras estrangeiras. A mesa de abertura do evento foi formada por Patrich Holloway, poeta e arauto irlandês, e Amílcar Bettega, via Skype, autor de Barreira (Cia das Letras), sendo mediada por Reginaldo Pujol Filho, doutorando, autor do recente Só Faltou o Título. Leitura de Luís Roberto Amabile.
Dia 03: a narrativa fora da página
Videogame, hibridismos, artes visuais: os horizontes cada vez mais amplos do sonho de se contar histórias, com intervenções de Camila Gonzatto e Israel Mendes, atuor de Menino Perplexo e Farelos Poéticos, mediação de Olívia Scarpari, jornalista e ensaista. Leitura de Giulia Barão, vencedora do 1º Fale (m) Versos, na categoria pós-graduação.
Dia 02: escrita em movimento
O texto para cinema e o texto para teatro: conexões, contrastes, o espaço de cada um dentro do espectro da arte. Uma conversa com Patsy Cecato, mestranda em EC e famosa atriz da cena treatral de Porto Alegre, e Sandro Costa Mendes, doutorando em EC. Mediação de Gilberto Chaves, também doutorando em Escrita Criativa, e leitura artística de Patrícia Silveira, escritora e dramaturga.
Dia 04: conto sim, conto não.
Um formato consagrado sob suspeita: do que se fala quando se fala em narrativa curta? Mediados por Iuri Müller, autor de Estilhaços de Rodolfo Walsh, a mesa teve Cristiano Baldi, escritor de Ou Clavículas, e Daniela Langer, autora de No inferno é sempre assim e outras histórias longe do céu, debatendo os novos parâmetros de uma short story. Leitura de Andreia Pires, autora de Um Ninho no Estranho.
Dia 05: pergunte ao escritor (Cíntia Moscovich)
A formação, os gostos, os sonhos, os caminhos até a publicação: a escritora Cíntia Moscovich tirou todas as dúvidas do público em uma entrevista informal na última mesa da Festiva 2014, com o evento se encerrando com uma leitura de Ricardo Kroeff, mestre em Escrita Criativa pela PUCRS.